sexta-feira, 18 de abril de 2008

O Jogo ContagiArte é um jogo de Deveres e Direitos Humanos!


O Jogo ContagiArte é um jogo sobre Educação para os Direitos e Deveres humanos, será desenvolvido em articulação com todos os recursos humanos da escola e da comunidade. Realizar-se-á ao longo de 7 semanas (14 de Abril a 30 de Maio de 2008), nas quais serão abordados 7 temas todos eles relacionados com os Direitos Humanos. Composto por 7 equipas (4 elementos cada), este jogo visa ocupar o tempo não lectivo dos participantes trabalhando o espírito cooperativo e competências sociais através de diversas tarefas.

1º Semana (14 a 18 de Abril): Direito e Dever à Diferença (Artigo 2º)
Conteúdos a trabalhar: A diferença, tolerância, não discriminação, etc.


2º Semana (21 a 24 de Abril): Direito e Dever à Liberdade (Artigo 18º)
Conteúdos a trabalhar: Liberdade de Expressão, de pensamento, etc.


Semana (28 de Abril a 2 Maio): Direito e Dever à Nacionalidade (Artigo 15º)
Conteúdos a trabalhar: Sentimento de pertença, multiculturalidade, etc.


4º Semana (5 a 9 de Maio): Direito e Dever à Educação (Artigo 26º)
Conteúdos a trabalhar: A importância da educação não formal como promotora da consciência cívica de cada uma.


5º Semana (12 a 16 de Maio): Direito e Dever à Família (Artigo 16º)
Conteúdos a trabalhar: Diferentes modelos familiares, a importância dos afectos, igualdade de género, os conflitos familiares, etc.


6 º Semana (19 a 23 de Maio): Direito e Dever à Saúde (Artigo 25º)
Conteúdos a trabalhar: Infecções sexualmente transmissíveis, alimentação, higiene, sensibilização e prevenção para comportamentos de risco, etc.


7º Semana (26 a 30 de Maio): Direito e Dever ao Lazer e ou repouso (Artigo 24º)
Conteúdos a trabalhar: A ocupação de tempos livres como forma de educação não formal, o voluntariado, etc.

Nota Importante: Transversal a todos estes direitos, estarão sempre outros que serão trabalhados em simultâneo, uma vez que será impossível dissociá-los. Ao longo da realização destas acções é nosso objectivo potenciar nos alunos envolvidos o respeito, a autonomia, o cooperativismo, a responsabilidade entre outras competências pessoais e sociais indispensáveis à plena integração dos indivíduos na sociedade.

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